Tipos de argila e seus benefícios para a pele

Publicidade

Os tratamentos naturais estão ganhando cada vez mais espaço na rotina de cuidados com a pele. A argiloterapia, conhecida também como geoterapia, consiste no tratamento da pele utilizando a mistura da argila em pó com água, óleos, loções, gel ou creme, proporcionando benefícios estéticos e terapêuticos ao corpo. Contudo, há diversos tipos de argila, e nesse post você conhecerá quais são e seus benefícios para a pele.

A argila é um elemento natural, composto por partículas extremamente pequenas provenientes da lenta erosão de rochas sedimentares. Portanto, ela é rica em sais minerais e diversos outros elementos, como:

  • Alumínio: agindo na tonicidade da pele, cicatrização e impedindo a proliferação de bactérias e infecções do corpo;
  • Ferro: age na respiração celular, deixando a pele mais hidratada, menos fina ou com falta de elasticidade;
  • Magnésio: ajuda na hidratação da pele e na formação das fibras do colágeno;
  • Manganês: age na composição do colágeno, na cicatrização, no combate de infecções e alergias;
  • Silício: proporciona ação rejuvenescedora, regeneradora e de reestruturação, melhorando a elasticidade e combatendo o envelhecimento da pele;
  • Sódio: auxilia na hidratação e no equilíbrio iônico da pele.
Tipos de argila e seus benefícios para a pele

Tipos de argila e seus benefícios para a pele

A composição das argilas depende da região em que são extraídas. E há diversos tipos de argila, onde cada uma possui funções e propriedades diferentes, sendo indicadas para os variados tipos de pele.

Confira os tipos de argila e seus benefícios para a pele:

Argila amarela

É indicada principalmente para peles oleosas, pois auxilia na hidratação, na nutrição e na purificação da pele, na ativação da circulação sanguínea, no combate ao envelhecimento, proporcionando elasticidade e firmeza.

Argila bege

É uma mistura entre as argilas branca e marrom, sendo indicada para esfoliar a pele, combater cravos e espinhas, auxiliar na revitalização, hidratação e desintoxicação das células, amenizar manchas e deixar a pele mais uniforme.

Argila branca

É indicada para todos os tipos de pele, e por conter o pH próximo ao da pele é a argila perfeita para quem possui a pele sensível e pouco hidratada. Por ser rica em minerais é ótima para a hidratação e uniformização da pele, absorver a oleosidade, possui ação anti-inflamatória e cicatrizante, proporciona maciez e relaxamento.

Argila cinza

É especialmente indicada para peles oleosas ou com manchas, pois ajuda no combate aos cravos e espinhas, na esfoliação, possui ação antioxidante, clareia manchas e retarda o envelhecimento.

Argila dourada

É ótima para a esfoliação, purificação e aumento da elasticidade da pele, possui ação antioxidante e rejuvenescedora, melhora a circulação sanguínea e ajuda na tonicidade.

Argila marrom

Auxilia no tratamento da acne, controla a oleosidade, trabalha na purificação, revitalização e tonificação da pele, tem ação rejuvenescedora e ativa a circulação.

Argila preta

Estimula a renovação celular, ameniza as manchas, possui ação anti-inflamatória, anti-estressante, desintoxicante e rejuvenescedora.

Argila rosa

É uma mistura entre as argilas branca e vermelha, sendo indicada para peles sensíveis e delicadas. Além disso, auxilia na cicatrização, regeneração e hidratação da pele. Bem como, ajuda no tratamento de manchas e no controle da oleosidade, absorve toxinas e possui ação anti-inflamatória.

Argila roxa

É uma mistura entre as argilas rosa e marrom, que auxilia na formação do colágeno. Além de possuir ação rejuvenescedora e de revitalização, proporcionando a tonicidade da pele.

Argila verde

É indicada para peles oleosas, pois auxilia no tratamento da acne, possui ação analgésica, cicatrizante e antibacteriana. Além disso, auxilia na tonicidade da pele, diminui a oleosidade e estimula a circulação sanguínea.

Argila vermelha

Auxilia na hidratação e nutrição da pele, combate ao envelhecimento precoce, possui ação cicatrizante e anti-estressante.

Tipos de argila e seus benefícios para a pele

Como fazer uma máscara de argila?

  • Limpeza da pele: Limpe a região em que irá aplicar a máscara com argila, lavando o local com o sabonete próprio para sua pele e água fria ou morna (nunca lave sua pele com água quente, pois a deixará seca e desidratada). Depois desse processo seque bem a pele.

Dê preferência na utilização de sabonete líquido, principalmente para o rosto. Pois, são menos agressivos à pele, compostos de agentes tensoativos sintéticos (detergentes) e com pH mais neutro.

  • Aplicação da máscara com argila: Misture a argila em pó (para a máscara facial utilize aproximadamente 1 colher de sopa de argila) e um pouco de água ou água termal. Aplique na área em deseja e deixe agir por no mínimo 10 minutos.

Atenção: Mantenha a argila sempre hidratada, ou seja, após a aplicação da máscara na pele sempre borrife água ou água termal sobre a mesma assim que começar a secar.

Após o tempo de aplicação retire a máscara com água fria ou morna e seque bem a pele.

  • Hidratação: Logo em seguida ao procedimento anterior aplique o creme hidratante de sua preferência sobre toda a área tratada, massageando a pele levemente e depois a deixando descansar.

Gostou de saber um pouco mais sobre os diversos tipos de argila e seus benefícios? Então, conte nos comentários se você já incluiu esse elemento natural em sua rotina de cuidados com a pele!


Créditos: Imagens disponibilizadas por senivpetro – Freepik.

Postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 Comentários

  1. Olá
    A minha irmã me apresentou as maravilhas da argila e agora uso sempre. Eu costumo usar mais a branca e a verde, já que tenho a pele bem oleosa e sensível. Já ouvi dizer que a vermelha é boa pra acabar com rosácea, que é um mal que me aflige.