·

Planejamento financeiro: dicas para fazer o seu

Publicidade

Um planejamento financeiro pessoal é a melhor forma de você organizar suas finanças, manter uma boa estabilidade financeira em longo prazo e alcançar seus objetivos.

Afinal, com o planejamento financeiro que você definirá suas metas, e quais estratégias e ferramentas de controle serão utilizadas para alcançá-las, de forma consciente e alinhadas ao seu perfil econômico.

No Brasil, infelizmente, a prática da educação financeira não é aplicada ou desenvolvida de maneira eficaz. Onde grande parte das famílias e escolas não discutem ou não elaboram projetos relacionados ao assunto.

Contudo, as dificuldades enfrentadas na economia de um país em desenvolvimento estão levando cada vez mais pessoas a se interessarem pelo tema.

Muitos estão começando a ver a importância de realizar um planejamento financeiro e buscando alternativas para melhorar seus investimentos.

Como fazer um planejamento financeiro pessoal eficiente

Como fazer um planejamento financeiro eficiente?

Para que seus objetivos sejam atingidos no futuro, é preciso um processo contínuo de planejamento. Onde você deverá, primeiramente, observar sua situação financeira atual e reunir o máximo de informações possíveis sobre essa realidade.

Portanto, tendo esse prévio conhecimento e mantendo a persistência para gerenciar suas receitas, despesas e investimentos, será muito mais fácil de organizar suas finanças.

Confira como elaborar seu planejamento financeiro:

Saiba como funcionam suas finanças

Como citado anteriormente, é importante que você observe como é seu comportamento em relação aos gastos e receitas que possui mensalmente. Logo, a forma que você administra seu dinheiro.

Como você lida com o dinheiro? É um consumidor compulsivo ou consciente? Geralmente faz dívidas? Poupa parte de sua renda? Como estão seus investimentos?

Entretanto, essas questões devem ser respondidas com sinceridade, para que, então, encontre a melhor forma de projetar sua vida financeira.

Registre suas receitas e despesas

Faça um balanço patrimonial de sua vida financeira, separando e anotando todas as suas despesas (dívidas, custos, compras) e receitas (valores monetários recebidos, renda) detalhadamente.

Não deixe de registrar nenhuma conta, para que você consiga observar de maneira organizada quais são suas contas fixas e variáveis, quais contas geram mais gastos, verificar de onde está vindo sua receita mensal.

Bem como, os meios que lhe geram melhor rendimento e como, até mesmo, os pequenos valores podem influenciar no resultado ao final do mês.

Uma forma simples de registrar e, posteriormente, analisar suas contas é criando uma folha ou planilha de controle, onde suas contas do passivo (despesas) ficam todas de um lado e as do ativo (receitas) do outro.

Lembre-se também de organizar suas dívidas, os juros que contém e a quantidade de parcelas que ainda faltam pagar. Dessa forma você poderá traçar um plano para quitá-las e se livrar de mais esse custo.

Trace metas

Para que você atinja um objetivo financeiro, é necessário que trace metas de curto prazo para percorrer esse caminho.

As metas são os passos que você precisa realizar e acompanhar para alcançar resultados concretos e verificar se elas estão de acordo com o que foi planejado.

Caso não, é o momento de traçar novas metas, analisar quais pontos precisam ser melhorados ou modificados e, então, continuar controlando todas as variáveis para tal objetivo.

Corte gastos desnecessários, compre somente o que precisa

Uma ótima forma de evitar gastos desnecessários é realizar uma lista de itens que precisa comprar. Siga à risca essa lista e evite as aquisições por impulso.

Ajuste e mude seus hábitos financeiros, logo, não compre algum objeto somente por “status”.

A educação financeira deve fazer parte de sua vida, ou seja, nem sempre àquele que ostenta itens caros e de luxo possui uma conta bancária equilibrada.

Pois como já dizia Aleff Tauã, “às vezes a grama do vizinho é mais verde porque é falsa”.

Aproveite também para comparar os preços dos produtos ou serviços que irá adquirir. Afinal, essa é uma das melhores maneiras de economizar e evitar o desperdício do seu dinheiro.

Evite dívidas de longo prazo, compre à vista sempre que possível

Ao comprar a prazo muitas pessoas acabam se perdendo com o controle das finanças e qual será o valor final do produto ou serviço adquirido.

Visto que, é necessário calcular o percentual de juros (remuneração cobrada para que você use um dinheiro que não é seu) que você irá pagar em cada parcela.

É preciso ter consciência de que você deverá gastar somente àquilo que ganha. Por isso, ao comprar algo parcelado verifique se terá condições para quitar todas as contas no prazo certo.

Porém, comprando à vista você poderá negociar e conseguir um bom desconto, já que as empresas deixam uma espécie de “sobra”, além de seus lucros, para dar de desconto, caso o comprador solicite.

Por isso, não tenha vergonha de pedir aquele “descontinho” no momento da negociação.

Tente vencer a impulsividade consumista e comece a se educar financeiramente.

Portanto, se você ainda não tem o valor suficiente para adquirir um item desejado, espere mais um pouco. Tente juntar o dinheiro necessário e compre com consciência.

Mas, há momentos em que os financiamentos também são benéficos. Como por exemplo, quando se deseja obter um bem de alto valor (casa, terreno, lote) e sua compra à vista é inacessível em curto prazo.

Como fazer um planejamento financeiro pessoal eficiente

Reserve uma parte de sua renda mensal

Aprender a gastar menos do que ganha e guardar parte de sua renda mensal são alguns dos quesitos para que você consiga se estabilizar financeiramente, atingir seus objetivos e não se preocupar mais com possíveis problemas emergenciais.

Muitos ainda não conseguem poupar parte de suas rendas, logo, estão sempre endividados, recorrendo a empréstimos ou sem reservas de emergência.

Em uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 47% manteriam o atual padrão de vida por menos de três meses caso houvesse algum imprevisto.

No qual: “pouco menos de um terço da amostra (29,7%) conseguiria manter o atual padrão de vida por um período de um a três meses, em caso de imprevistos, e 17% não conseguiriam manter nem por um mês”.

Logo, é possível observar que é necessário ter foco e saber em qual ponto deseja chegar.

Muitas pessoas não persistem com a reserva de parte de suas rendas, pois não veem os benefícios que isso pode causar em longo prazo.

Já outras acabam gastando o dinheiro que guardou até o momento para pagar dívidas que acabaram fazendo.

Por isso, o planejamento financeiro deve ser tratado com disciplina, ou então, não surtirá efeitos positivos.

Invista seu dinheiro poupado

Agora que você já viu a importância de poupar parte de sua renda é hora de investir.

Primeiramente, busque informações para saber os diferentes tipos de investimento e quais são os que podem lhe render mais e que estão de acordo com seus objetivos financeiros.

Se seu plano é ter dinheiro para a aposentadoria, procure por investimentos de longo prazo e menos arriscados.

Não se prenda somente à famosa caderneta de poupança, pois há diversos outros investimentos mais rentáveis e com maior liquidez (facilidade e rapidez para resgatar seu dinheiro) que são perfeitos para aumentar suas reservas e demais aplicações.

Algumas alternativas para investimentos:

  • Títulos do Tesouro Direto;
  • Ações;
  • Fundos de Renda Fixa;
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Certificados de Depósito Bancário (CDB);
  • Debêntures (títulos emitidos por empresas);
  • Fundos de Investimento.

Mas, lembre-se de que investir requer paciência, persistência e disciplina.

Trace uma estratégia precisa e fundamentada para seus investimentos, e deixe claro o objetivo que deseja alcançar com o mesmo. Pois, terá momentos de alta e de baixa. Fique atento para não cair nos contos que falam por aí.

Use aplicativos ou folhas de controle financeiro

Atualmente, há diversos aplicativos e softwares que podem te ajudar nesse processo, otimizando ainda mais o seu tempo.

Desde as conhecidas planilhas do Excel, onde você elabora e edita da forma que preferir, até os aplicativos para celular, que você pode usar na hora e no local que desejar, de maneira simplificada e de acordo com seu planejamento.

Há ainda quem prefira organizar suas finanças no papel, e para isso as folhas de controle financeiro são perfeitas para manusear, calcular e anotar todas as despesas e receitas mensais.

Não importa o meio (digital ou manual) que você utilize, o importante é estar a par de como está caminhando seu planejamento financeiro, de forma detalhada e organizada.

Folha de controle financeiro pessoal grátis para baixar e imprimir

E para te ajudar no processo do seu planejamento financeiro, logo abaixo você poderá baixar gratuitamente uma folha de controle financeiro. Ela está disponível nas cores rosa e cinza, em tamanho A4 e o arquivo está em formato PDF.

Para fazer o download da folha clique no botão “BAIXAR” indicado abaixo da próxima imagem e salve o arquivo diretamente em seu dispositivo.

Aviso importante: A folha de controle financeiro é apenas para uso pessoal. Dessa maneira, você não deve usá-la comercialmente e não pode redistribuí-la ou editá-la.

Folha de controle financeiro para baixar gratuitamente

Postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 Comentários

  1. Olá
    Um post muito importante. Como você disse, infelizmente o brasileiro não tem educação financeira. Não temos a menor ideia de como cuidar do nosso dinheiro, o que acaba gerando dívidas sem fim. Estou tentando me organizar melhor financeiramente, mas ainda é um desafio.

    1. Olá Lari,

      Fico muito feliz em saber que gostou do tema!

      Com certeza é um tema muito importante. Mas, com o tempo, vamos nos organizando e tentando melhorar nosso planejamento financeiro. 🙂

      Beijinhos, Gi

  2. Lhe agradeço imensamente por nos ceder um pouco do seu trabalho, como estou precisando aprender a fazer controle das minhas finanças a partir de março, sera de grande valia

  3. Olá boa tarde amei seu planner financeiro gostaria de saber se vc tem ele em PDF para imprimir cada página na metade da folha A4?

    1. Olá, Flaviana

      Fico feliz em saber que gostou do planner financeiro! ♡

      Posso lhe enviar um arquivo com duas páginas. E no momento da impressão você pode programar para imprimir duas páginas por folha, então ficará da forma que você deseja!

      Pode me contatar por e-mail, informando qual dos dois modelos você deseja: contato@apenasdetalhes.com

      Aguardo seu retorno!

      Beijinhos, Gi

  4. Oi boa tarde
    Vc poderia indicar aplicativos financeiros pessoais p facilitar meu controle financeiro

    1. Olá, Karlla

      Recomendo os aplicativos Mobills e GuiaBolso, onde ambos possuem a interface bem simples e muito fácil de usar. Além disso, estão disponíveis para instalar nos sistemas Android e iOS.

      Espero que eles possam lhe ajudar a organizar suas finanças!

      Se precisar de mais algum auxílio, pode me contatar por e-mail: contato@apenasdetalhes.com

      Beijinhos, Gi

  5. Achei seu blog sem querer e estou amando tudo literalmente! Muito obrigada por ter disponibilizado todo este conteúdo, vc não imagina o quanto me ajudou, já baixei tudo
    Uma pergunta: Estou precisando de um planner pra controle de alimentação, compras no supermercado, etc… Por acaso vc tem?