Mídia kit: o que é e como montar um para seu blog + modelo grátis para download

Publicidade

Quem tem um blog e deseja torná-lo em um negócio rentável, é de suma importância ter um mídia kit para apresentar às empresas e possíveis parceiros sua influência no meio digital, mostrando o quão vantajoso será em trabalhar com sua marca/blog.

E para te ajudar nesse processo, explicarei o que é um mídia kit. Bem como, quais dados importantes devem conter, e um mídia kit editável para baixar gratuitamente e utilizar em suas futuras parcerias.

O que é um mídia kit e como montar uma para o blog

O que é mídia kit do blog e quais informações colocar?

O mídia kit é um documento onde são descritas informações importantes do blog, é como se fosse o currículo do seu blog. Logo, é disponibilizado pelos blogueiros ou influencers para possíveis futuros parceiros que desejam contratar um espaço publicitário em seu blog, site ou redes sociais.

Ele deve conter um resumo das principais estatísticas, bem como, dados que atraiam os potenciais parceiros, ou seja, simples, completo e objetivo.

A quantidade de páginas pode variar, pois para um blogger/influencer iniciante, talvez um mídia kit com 1 ou 2 páginas já seja suficiente para descrever suas principais informações. Já para outro que esteja há mais tempo trabalhando no mundo digital/social seja necessário um mídia kit maior.

Informações importantes que devem ter

Não há um princípio correto para montar seu mídia kit, porém algumas informações são imprescindíveis para elaborá-lo e apresentá-lo de forma profissional. Contudo, sempre coloque dados estatísticos verdadeiros e números reais de seguidores, caso contrário poderá perder futuros parceiros ou colaboradores e prejudicar a reputação do seu blog.

Nome do blog:

Coloque o nome do blog e seus assuntos abordados (moda, beleza, estilo de vida, viagem, dicas para mídias sociais etc.) logo abaixo. Portanto, o título principal (nome do blog) deve estar destacado, com letras maiores, visíveis e de fácil leitura. Se quiser pode acrescentar ou substituir pelo logotipo do blog.
Se você tiver seu blog há mais tempo e com mais informações para acrescentar em seu mídia kit, crie uma capa com o nome do seu blog ou logotipo para deixar sua apresentação mais coerente.

Sobre você:

Fale um pouco sobre você, onde mora, o que gosta de fazer, assuntos que gosta de ler e escrever etc.

Sobre o blog:

Descreva de forma resumida como e quando criou o blog, quais assuntos são abordados nele, seu público-alvo etc.

Estatísticas:

Apresente o tráfego que seu blog recebe e quantas pessoas consegue alcançar por mês. Coloque a quantidade de visualizações de páginas por mês (pageviews), sessões, número de visitas, visitantes únicos, taxa de rejeição etc. Coloque também o número de seguidores em suas principais redes sociais, lembrando sempre que o engajamento é o mais importante.

Perfil do público/visitantes:

Identifique o perfil dos seus leitores, como média de idade, região geográfica, assuntos gostam de procurar e ler na internet.

Meios de contato:

Informe seu e-mail, número de telefone e outros meios, isso facilitará que a empresa ou futuro parceiro entre em contato com você.

Formas de trabalho/parceria:

Apresente as formas de parceria que faz em seu blog (banner, publieditorial, resenhas em redes sociais etc.). Bem como, o preço que será cobrado por esse trabalho.

Parcerias já realizadas:

Caso já tenha realizado parcerias anteriormente, reserve um espaço em seu mídia kit para elas, informando o nome da empresa ou marca. Isso passará credibilidade para seus potenciais parceiros.

Modelos de mídia kit editável para baixar gratuitamente

O que é um mídia kit e como montar uma para o blog

O Canva possui diversos templates já prontos e totalmente editáveis para usar onde desejar, inclusive de mídia kits.

Portanto, se você já usa essa plataforma de design, poderá criar facilmente o mídia kit de seu blog ou demais redes sociais.

Basta clicar aqui e você será redirecionado para a página que contêm os modelos. Então, é só escolher o template desejado e começar a editar!

Mas, atenção, você deve ser cadastrado no Canva e ter um prévio entendimento em como usar as ferramentas de edição do site.

Lembrando também que nós não somos os criadores desses templates. Estamos apenas compartilhando essa dica! 😉

Postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *