Como fazer uma limpeza de pele correta em casa

Publicidade

Uma limpeza de pele correta proporciona a eliminação de impurezas (poluições do ar, resíduos de maquiagem, oleosidade) que nossa pele adquire diariamente, mantendo-a sempre saudável e vistosa.

Portanto, para evitar e diminuir problemas dermatológicos, como espinhas, cravos, manchas, inflamações ou infecções, é essencial que você inclua em sua rotina de cuidados com a pele alguns procedimentos a mais de higienização, pelo menos em alguns dias do mês.

As limpezas de pele profundas, feitas em clínicas de estética, são aconselháveis a cada 2 meses em peles normais e secas. Já em peles mistas e oleosas é preciso apenas 1 vez por mês.

Contudo, os passos que você verá abaixo podem ser incluídos na sua rotina de limpeza de pele 1 vez por semana (se tiver a pele bastante oleosa e com tendência à acne), ou conforme suas necessidades. Confira!

Como fazer limpeza de pele em casa

Limpeza de pele correta: 7 passos para manter a pele saudável

Além de uma alimentação balanceada e da ingestão certa da quantidade de água diariamente, a limpeza de pele correta também é um dos fatores que deixarão sua pele hidrata e nutrida.

Logo, prevenindo o envelhecimento precoce, diminuindo a oleosidade, evitando infecções e inflamações, estimulando a renovação celular, melhorando a tonificação da pele e acelerando a cicatrização.

Viu como há diversos benefícios em incluir uma limpeza correta em seus cuidados com a pele?

Mas, não pense que apenas lavar o rosto com um sabonete adstringente já é o suficiente para eliminar todas as impurezas que a pele acumula. É preciso seguir algumas etapas para removê-las corretamente.

Por isso, veja o passo-a-passo que você deve seguir e incluir em sua rotina:

1º Higienização

Lave o rosto sempre com água fria/morna e sabonete, fazendo movimento circulares e removendo todas as impurezas da pele.

Contudo, para peles oleosas use sabonete adstringente, pois ele intensifica a limpeza da pele, removendo a oleosidade.

Já para peles secas ou normais use sabonete neutro, pois ele age de forma menos intensa.

Nessa etapa, após lavar o rosto, você pode passar uma loção demaquilante para retirar os restos de maquiagem, cosméticos e oleosidade.

Prefira também os produtos à base de aloe vera, camomila e chá verde. Pois eles são ótimos para desintoxicar a pele e não causar irritações.

2º Vaporização

A vaporização tem o objetivo de amolecer a pele, dessa forma, dilatando os poros e facilitando a remoção de impurezas e cravos.

Portanto, para realizá-la você deve colocar água quente em uma bacia (até a metade) e aproximar o rosto por cerca de 5 minutos, mantendo-o apenas em contato com o vapor.

Se preferir pode usar uma toalha sobre a cabeça para manter o vapor por mais tempo.

3º Esfoliação

A esfoliação remove a camada mais superficial da pele (camada córnea), retirando as células mortas e os cravos, além de diminuir as manchas.

Para esfoliar a pele você pode usar produtos específicos para esse procedimento. Logo, passando-o sobre a pele (com o auxílio de um algodão, se preferir) e realizando movimentos circulares suavemente.

Nas áreas onde acumulam mais sujeiras (zona ”T” – testa, nariz e queixo) você pode massagear um pouco mais.

Você também pode usar produtos naturais para a esfoliação da pele, como argila e soro fisiológico, gel de babosa, açúcar mascavo e mel etc.

Após a aplicação, lave o rosto com água fria, para fechar os poros, e seque-o apenas encostando a toalha sobre o mesmo.

Como fazer limpeza de pele em casa

4º Desinfecção da pele

As loções antibacterianas e antissépticas são essenciais para manter uma pele saudável e evitar infecções, principalmente para quem possui a pele acneica.

Por isso, após a realização dos procedimentos anteriores aplique uma fina camada de loção com efeito bactericida.

5º Máscara calmante

Aplique uma máscara com efeito calmante, conforme indicada para sua pele, e deixe-a agir por cerca de 10 a 20 minutos sobre o rosto.

Pois, essa máscara irá auxiliar na diminuição da vermelhidão da pele causada pela esfoliação. Além disso, irá de revitalizar e melhorar seu aspecto natural.

Você também pode usar outros tipos de máscaras, conforme o tratamento que deseja.

Elas podem possuir ação detox, para aumentar a luminosidade do rosto, diminuir linhas de expressão, acabar com as manchas, controlar a oleosidade etc.

Para retirar a máscara utilize água morna com o auxílio de uma toalha umedecida.

6º Hidratação (para o dia e para a noite)

Após todo esse processo de limpeza, sua pele ficará mais sensível e seca. Portanto, é necessário que recupere sua hidratação natural.

Por isso, borrife um pouco de água termal (que é mais mineralizada do que a água comum), na qual é indicada para acalmar a pele sensibilizada, refrescar e hidratar.

Nessa etapa você também pode aplicar um creme hidratante de sua preferência e massagear suavemente sua pele.

7º Proteção (para o dia)

Para manter sua pele sempre protegida dos danos que os raios ultravioletas podem causar. Portanto, durante o dia use sempre protetor solar com fator de proteção igual ou superior a 30FPS.

Dessa forma, você evitará manchas escuras, insolação, queimaduras e o temido câncer de pele.

Lembre-se:

Caso sua pele esteja irritada ou com muitos cravos e espinhas, evite tratamentos que possam agredir ainda mais a pele, como por exemplo, esfoliações e alguns tipos de peelings.

Procure sempre um profissional para lhe auxiliar e realizar o melhor procedimento para o seu caso.

E use sempre produtos de qualidade e reconhecidos no mercado por sua eficácia. Dessa forma, você poderá evitar problemas e não prejudicar a saúde da sua pele.

Postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 Comentários

  1. ótimas dicas em um conteúdo bem estruturado. Estou iniciando na área de beleza ( maquiagem para iniciante ) e estou treinando muito para está também criando conteúdos top iguais aos seus! Parabéns!!!

  2. Ameeei!!! Gostaria de saber, por gentileza, qual app você usa para fazer esses posts ? Também sou da área e gostaria de criar um. Bjoss