Ferramentas gratuitas para melhorar o blog e seus resultados

Publicidade

Há vários fatores que levam um blog ao sucesso, mas há algumas ferramentas gratuitas para melhorar o blog. Portanto, você pode encontrar diversos recursos para te ajudar com o desenvolvimento e crescimento do mesmo.

Pensando nisso, separei algumas ferramentas gratuitas que vão te ajudar a entender melhor seu público, monitorar e resolver problemas presentes em seu site.

Bem como, facilitar seu trabalho com a edição de imagens, encontrar as palavras certas para sua postagem e auxiliar na automação de campanhas de marketing via e-mail.

E para lhe ajudar, confira algumas ferramentas gratuitas para melhorar o seu blog!

Ferramentas gratuitas para melhorar o blog e seus resultados

Ferramentas gratuitas para melhorar o blog e seus resultados

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de análise e monitoramento de sites, blogs e aplicativos, gratuita e disponibilizada pelo próprio Google.

Afinal, com ele é possível entender melhor seu público, origem do tráfego, quantidade de acessos e páginas mais acessadas.

Além disso, quais dispositivos, quanto tempo o usuário permaneceu no site, localização geográfica do visitante, entre outras funcionalidades.

Por isso, quando os dados são analisados corretamente, se tornam grandes aliados para alavancar o blog. Pois, através das informações monitoradas é possível observar os dias e horários que há maior engajamento.

Bem como, qual assunto está tendo maior relevância. Dessa forma, investir em novas postagens correlatadas e complementares ao mesmo.

Então, aproveitar ao máximo a rede que está gerando maior tráfego ao seu site, como o Pinterest, Facebook etc.

Clique aqui para acessar o Google Analytics e saber mais sobre essa ferramenta

Google Search Console

O Google Search Console é outro recurso disponibilizado pelo Google. Portanto, com ele é possível monitorar seu site e resolver possíveis problemas com relação aos resultados de pesquisa (“como o Google vê o seu site”).

Através das diversas funcionalidades e relatórios, é possível analisar o desempenho de suas postagens em pesquisas realizadas pelos usuários.

Sendo possível ver se há algum problema atrapalhando seu funcionamento correto. Entretanto, o mais bacana é que a própria ferramenta lhe indica a forma de corrigir esse problema.

Além das análises de desempenho, é possível também verificar se seu site foi invadido ou infectado com malware (software malicioso), através da seção “Security Issues” (Problemas de Segurança). No qual, o próprio Google informa os procedimentos necessários para coibir essa contaminação.

Clique aqui para acessar o Google Search Console e saber mais sobre essa ferramenta

Ferramentas gratuitas para melhorar o blog e seus resultados

Canva

O Canva é uma ferramenta online de design gráfico. Portanto, com ele é possível editar imagens e criar designs de uma maneira muito simples e fácil, principalmente para quem está iniciando nesse meio digital.

Há alguns templates e imagens que precisam ser pagos para poder utilizar. Mas, com os variados recursos é possível criar lindas artes, fazendo o upload das imagens que você deseja, acrescentar filtros para fotos e utilizar dezenas de fontes que o Canva disponibiliza.

Dentre os serviços disponíveis, estão: a personalização de posts para redes sociais (Twitter, Pinterest, Instagram, Facebook etc.); documentos (certificados, currículos, ofícios etc.); artes para blogs e eBooks (capas, montagens de fotos, banners, infográficos etc.); materiais de marketing e eventos (cartazes, logotipos, cartões, etiquetas, convites, anúncios etc.); capas e cabeçalhos para mídias digitais e sociais.

Além da versão web, a mais utilizada até então, há ainda o aplicativo que pode ser baixado nos sistemas Android e iOS (iPhone). Porém, não contém todos os recursos disponibilizados.

Clique aqui para acessar o Canva e saber mais sobre essa ferramenta

Ubersuggest

A Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de pesquisa e análise de palavras-chave. Portanto, ela é ótima para quem deseja melhorar sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca) ou PPC (Pay-per-Click – Pagamento por Clique). Logo, auxiliando de forma positiva na criação de conteúdo.

Contudo, ela permite que você saiba a visão geral da palavra-chave, fornecendo o volume de buscas daquela palavra por mês, o nível de competição na busca orgânica (dificuldade de SEO) e paga (PPC), e o custo por clique (CPC).

Apresenta sugestões para àquela palavra-chave e palavras relacionadas, e ainda, detalha a análise da SERP (Search Engine Results Page – Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa).

Assim sendo, aponta o posicionamento das 100 primeiras URLs que aparecem na pesquisa dessa palavra-chave no Google e seu respectivo título, o tráfego aproximado que essa página recebe do Google, o total de compartilhamento nas redes sociais e a autoridade do domínio do site dentro do algoritmo do Google nos resultados de buscas.

Clique aqui para acessar a Ubersuggest e saber mais sobre essa ferramenta

MailChimp

O MailChimp é uma ferramenta gratuita e eficiente para campanhas e automação de e-mail marketing.

Com ele é possível escolher e personalizar os templates disponibilizados, deixando-os com a cara da sua marca; criar campanhas de marketing para aumentar seu público-alvo, vender ou consolidar a marca; integrar o serviço com outras plataformas e ferramentas que você utiliza; automatizar seu trabalho, enviando a mensagem que deseja para o público certo e na hora certa; verificar os dados estatísticos obtidos para otimizar suas campanhas, verificando o que está funcionando nos diferentes segmentos, realizando teste A/B, etc.

Clique aqui para acessar o MailChimp e saber mais sobre essa ferramenta

Gostou dessa seleção de ferramentas totalmente gratuitas para melhorar os resultados do seu blog? Então, deixe uma mensagem aqui nos comentários! ♡

Postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *