Como usar hashtags no Instagram de forma eficiente

Publicidade

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceram e ganharam visibilidade nos últimos anos. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo, a rede fez diversas alterações e melhoramentos ao longo tempo. Um grande exemplo é a implementação das stories e das tags, ou melhor, as famosas hashtags.

O uso das hashtags no Instagram se tornou popular entre os usuários. E mesmo que não seja necessário usá-las em todas as suas fotos, você verá o quão benéfico elas podem ser para alavancar seu perfil ou seus negócios.

Mas, é preciso lembrar que você deve ter uma estratégia de desenvolvimento claramente estabelecida. Para que, então, otimize da melhor maneira o seu desempenho nas mídias digitais e sociais.

Como usar e escolher corretamente as hashtags no Instagram

Como usar hashtags no Instagram corretamente

Mais do que números (likes ou seguidores), suas redes precisam de engajamento. É ele que trará resultados concretos em longo prazo, como a autoridade em seu nicho, melhores monetizações etc.

Contudo, é preciso atingir um público que esteja realmente interessado em seu conteúdo. Por isso, confira esse guia completo e saiba como usar corretamente as hashtags no Instagram. Contudo, alinhando-as sempre a suas estratégias.

O que são hashtags?

O termo hashtag é de origem inglesa, onde “hash” significa jogo da velha (#) e “tag” significa etiqueta/etiquetar.

Nas redes sociais as hashtags começaram a ganhar força no Twitter, em 2007, quando Chris Messina, um desenvolvedor e defensor de software aberto, sugeriu o uso das mesmas para categorizar os conteúdos.

Ele se inspirou nos sistemas de chat, como o IRC (Internet Relay Chat). Logo, as hashtags funcionam como um link. Ao ser clicado, o usuário é encaminhado a uma página da plataforma com todos os conteúdos postados relacionados a elas.

Desde então, cada vez mais redes (Instagram, Pinterest, Facebook) estão aderindo ao uso de hashtags para disseminar de maneira simplificada e objetiva os assuntos similares.

No Instagram se você deseja buscar por conteúdos relacionados a determinado termo, basta procurar por hashtags que correspondam a ele ou clicar sobre as mesmas. Prontamente, você terá acesso às postagens e perfis que a usaram.

E o mais bacana é a possibilidade de você segui-las, onde poderá acompanhar as publicações com temas de sua afinidade. Logo, da mesma forma em que segue um perfil e as postagens aparecem automaticamente no feed de notícias.

Como usar corretamente as hashtags no Instagram

Os benefícios de usar hashtags no Instagram

  • Conquistar seguidores segmentados: ao usar hashtags com termos relacionados a sua postagem e ao seu nicho, você terá muito mais chances de melhorar o engajamento. Visto que, o público que procurar por essa etiqueta estará interessado em posts ou perfis relacionados a ela.
  • Alcançar novos públicos: as hashtags ampliam o alcance de sua publicação, onde muito mais pessoas poderão acessá-la ao procurar pelo termo condizente. E se o assunto for relevante para elas, possivelmente se interessarão e começarão a seguir seu perfil. Portanto, usá-las alinhadas às suas estratégias de desenvolvimento, farão com que seu perfil tenha melhor visibilidade dentro da rede.
  • Gerar vendas e impulsionar seu negócio: ao alcançar mais usuários, você poderá também utilizar as hashtags certas para conquistar novos clientes e gerar possíveis vendas para seu negócio. Escolha hashtags específicas e relacionadas à empresa, marca, produto ou serviço que está querendo promover. Desta forma seu perfil do Instagram atingirá usuários que estão à procura do mesmo conteúdo que você produz.

Onde usá-las?

Nas legendas das publicações do feed e nos comentários

O Instagram permite o uso de até 30 hashtags por publicação ou comentário e até 10 hashtags nas stories. Por isso, planeje previamente a combinação de hashtags que irá usar.

Entretanto, tente variá-las entre o nicho do perfil, o conteúdo da publicação, sua marca, seu local de atuação etc.

Porém, coloque as hashtags na descrição da postagem no momento em que realizar a publicação. Pois, é nessa hora que os algoritmos do Instagram trabalham a relevância do conteúdo e o distribui para determinados usuários.

Muitos usuários preferem colocar o conjunto de hashtags nos comentário de suas publicações, e não na própria legenda.

Contudo, é cabível que você faça testes e verifique em qual dos dois métodos suas postagens estão tendo maiores alcances e engajamento. Visto que, alguns usuários da plataforma relatam que as publicações com hashtags na legenda atingem um público maior e que recebem mais likes.

Como usar hashtags nas publicações do feed no Instagram

Nas stories

Assim como os stickers de localização, é possível adicionar hashtags em seus vídeos ou imagens das stories. Dessa forma ao clicar ou buscar por uma hashtag você verá todas as publicações de feed ou stories que contém ela.

Logo, ao usá-las de maneira estratégica e relacionadas ao assunto da postagem, você poderá alcançar um número maior de usuários e possíveis seguidores interessados em seu nicho.

Ao usar a função “#hashtag” das stories (ao deslizar a tela para cima) você poderá adicionar apenas uma hashtag. Porém, é possível acrescentar mais utilizando a ferramenta de texto.

Contudo, não encha suas stories com hashtags que não façam sentido ao seu conteúdo, busque sempre qualidade, e não quantidade. Escolha apenas uma ou duas hashtags que lhe trarão benefícios, ou seja, que atrairão um público que esteja buscando por conteúdos como o seu.

Como usar hashtags nas stories do Instagram

Na biografia

Além de você poder linkar perfis (@usuário) na biografia do Instagram, também é possível adicionar hashtags a ela.

Para colocá-las em seu perfil, basta ir em “Editar perfil” e ir até a seção “Biografia”. Então, assim que você digitar “#” e o início de uma palavra, lhe será exposta uma lista com sugestões de hashtags para vincular a sua biografia.

Entretanto, escolha as que representam seu nicho de conteúdo, ou então, crie sua própria hashtag e destaque-se expressando sua marca.

Como usar hashtags na biografia do Instagram

Erros comuns ao usar as hashtags no Instagram

Usar hashtags irrelevantes ao conteúdo

Se você deseja alcançar um público específico e que aprecie o seu conteúdo, é preciso escolher apenas as hashtags que condizem com aquela publicação ou ao seu nicho de atuação.

Pois, não há sentido em utilizar uma “#makeup” se seu perfil é relacionado à fotografia de paisagens. Logo, provavelmente, o público que está interessado em conteúdos de maquiagem não irá clicar em sua publicação ou não verá utilidade em saber mais sobre o seu trabalho.

Usar hashtags amplas

Evite usar somente hashtags em que há uma grande quantidade de publicações com ela ou que sejam muito genéricas (como por exemplo: #love #fotografia #marketing).

Por isso, escolha hashtags mais específicas para seu conteúdo. Dessa forma, você terá mais chances de que sua postagem apareça na aba “Mais relevantes”.

Mas, não há problemas em usá-las, é apenas para não encher suas publicações com só esse tipo de hashtags. Pois, são bem concorridas e não manterão seu post no topo das buscas por muito tempo.

Diferença entre hashtag genérica e hashtag específica no Instagram

Usar sempre o mesmo conjunto de hashtags

Lembra-se do que foi citado anteriormente? De que você pode e deve usar variações de hashtags (entre nicho, marca, produto, serviço etc.)?

Então… Além de você não correr o risco de o Instagram achar que você esteja praticando spam em suas publicações ao usar repetidamente as mesmas hashtags. Quando você faz uma combinação de diferentes hashtags em cada postagem, terá mais chances de atingir novos públicos.

Levando em consideração de que as pessoas que seguem e procuram pelo tema da hashtag em questão, e que já conhecem o seu perfil, não verão sua publicação como uma novidade, visto que eles já estão inteirados de seu material. Portanto, que tal usar novas hashtags para alcançar outros perfis ou clientes?

Editar a legenda

O conteúdo que você compartilha é distribuído em tempo real, e é nesse mesmo momento que os algoritmos do Instagram trabalham. Portanto, ao editar a legenda, para acrescentar ou retirar hashtags, fará com que sua postagem perca a oportunidade de aparecer nas buscas.

Caso tenha se esquecido de alguma hashtag na hora de publicar, faça um comentário com as que faltaram. Sendo assim, nunca edite suas publicações em menos de 24 horas. Pois, as regras do novo algoritmo irão reduzir drasticamente o poder de alcance da mesma.

Como encontrar as hashtags corretas para ter sucesso no Instagram

  • Clique no ícone “Explorar” (na parte inferior da tela) e depois em “Pesquisar” (parte superior da tela);
  • Selecione a aba “Marcações”, para pesquisar hashtags;
  • Digite a palavra referente ao conteúdo, nicho, público-alvo, localização etc., que você irá postar;
Como encontrar as hashtags corretas para usar no Instagram
  • Nesse momento aparecerá uma lista com diversas sugestões de hashtags. E logo abaixo de cada hashtag é possível observar a quantidade de publicações que a contém;
  • Agora você deverá buscar aquelas que estão relacionadas a sua publicação e que tenha um número mais baixo de usuários usando-as (cerca de menos de 500.000 publicações). Dessa forma terá mais chances de que sua postagem seja visualizada por mais pessoas e ela ficará por mais tempo no início do feed de buscas.
  • Para encontrar hashtags relacionadas ao assunto desejado, clique sobre ela durante a pesquisa, e verifique a linha “Relacionados”, onde é possível encontrar sugestões para o seu perfil.
Como encontrar as hashtags corretas para usar no Instagram

Mas, lembre-se sempre de analisar seu perfil e seu nicho, verificar quais hashtags estão lhe surtindo efeitos positivos, elaborar um conjunto de hashtags antes de realizar a publicação e observar se suas metas estão sendo atingidas. Pois, somente com estratégias claramente estabelecidas e alinhas ao seu foco, é que você conseguirá obter sucesso no Instagram ou em qualquer outra rede social.

Postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Amei o blog ,está me ajudando muito,obrigada pelas suas dicas.
    Deus abençoe