5 maneiras de ganhar dinheiro com blog

Publicidade

Muitas pessoas ainda se perguntam se é possível ganhar dinheiro com um blog, e a resposta é: sim! Claro, é necessário muito aperfeiçoamento, estudo, trabalho e persistência nos meios digitais, assim como em qualquer outra profissão.

Há diversas formas de você rentabilizar seus hobbies (blogs, canais no Youtube, Instagram e outros meios).

Mas deve sempre se lembrar que a partir do momento que você passa a monetizar esses projetos, você deve pensar como um empreendedor.

Logo, criar conteúdo de valor, verificar o comportamento do público-alvo, estudar as estratégias de marketing, analisar as oportunidades etc.

É imprescindível que você não dependa apenas de uma maneira para gerar renda com seu blog, buscando sempre as melhores alternativas e quais formas de monetização se adequam mais com seu nicho ou suas estratégias.

5 maneiras de ganhar dinheiro com blog

5 maneiras de ganhar dinheiro com blog

A mudança de hábito das pessoas, principalmente com a possibilidade de se tornarem donas de seus próprios negócios e trabalharem de qualquer lugar em que estejam, está se tornando algo cada vez mais corriqueiro.

Mas, apenas criar um blog não é sinônimo de que ele será sua fonte de renda, é necessário muito planejamento e estratégias para torná-lo lucrativo.

Pensando nisso, criei esse post com o intuito de lhe mostrar 5 maneiras possíveis de como ganhar dinheiro com o seu blog. Confira!

Serviços de publicidade

São programas, no qual você se inscreve e que permitem a exibição de anúncios de empresas em seu blog ou suas páginas. Sejam eles gráficos, de texto, bloco de links etc.

Um exemplo, muito conhecido, desse tipo de monetização é o Google Adsense. Com ele é possível monetizar seu blog ou canal no Youtube de maneira simples.

Clique e saiba como o Google Adsense funciona.

Contudo, há outras ferramentas que permitem a exposição de propagandas rentáveis em seu blog. Tais como:

  • Google Ad Exchange;
  • OpenX;
  • Yahoo Publisher.

Programa de afiliados

Os programas de afiliados são plataformas nas quais você pode realizar seu cadastro e afiliar-se a um produto/serviço. Comprometendo-se em divulgá-lo através de banners, links, e-mail marketing etc.

Então, assim que um usuário realizar a compra no site desse produtor, você receberá uma comissão.

Para que a conversão seja satisfatória em seu blog, escolha produtos/serviços que fazem parte de seu nicho. Dessa forma, será mais fácil de rentabilizar seu trabalho.

ontudo pesquise sobre o produto que você está se afiliando e divulgando, verificando sempre se é confiável para seus compradores.

Atualmente, há diversos programas de afiliados disponíveis para você participar, como:

  • Hotmart;
  • Monetizze;
  • Uol Afiliados;
  • Amazon Associados;
  • Afilio;
  • Portal da Educação;
  • Submarino;
  • Lomadee.

Infoprodutos

Os produtos digitais (infoprodutos, produto não tangível) estão cada vez mais sendo utilizados como forma de obtenção de renda pelos blogueiros.

Pois, não exigem um espaço físico (estoque) para serem armazenados e é uma forma de você ter um produto/serviço próprio, com seu nome/marca.

Se você domina um assunto poderá lucrar com isso, através de consultorias, cursos online e workshops (reunião de pessoas com o objetivo de aprofundar o conhecimento de determinado assunto), e-books (livros digitais), podcasts (programas gravados em áudio), videocasts (vídeos), conteúdo exclusivo para membros, webinar (eventos digitais, webconferência).

Espaço publicitário

Os espaços publicitários são outra forma de monetizar seu blog, onde você “aluga” um espaço para um anunciante vender o produto/serviço/marca dentro do seu blog, por meio de banners.

Busque deixar o visual do blog agradável (com cores de fundo mais claras para destacar o anúncio). Dessa maneira, você atrairá ainda mais possíveis anunciantes que estejam buscando um blog para divulgarem seu trabalho.

Outra dica para quem deseja oferecer um espaço publicitário em seu blog é na criação de pacotes promocionais e descontos para os anunciantes.

Exemplo: Para “alugar” o espaço por 1 mês é X valor, mas para “alugar” por 3 meses o anunciante receberá Y % de desconto, e assim sucessivamente.

Publieditorial

O publieditorial é um editorial ou artigo publicitário, onde os blogueiros recebem monetização para escrever sobre determinada marca ou produto/serviço.

Portanto, expressando sua opinião sincera sobre o mesmo, sendo mais uma maneira de tornar seu blog rentável.

5 maneiras de ganhar dinheiro com blog

Dicas para aumentar seus ganhos com o blog

A jornada de conseguir dinheiro trabalhando com a internet não é tão simples e fácil assim.

Pois, como já dizia o velho ditado: “Se fosse fácil, todo mundo faria”.

Além das variadas maneiras de ganhar dinheiro com seu blog, há alguns aspectos importantes que devem estar incluídos em suas estratégias de monetização, como:

Planejar:

Trace e organize suas metas. Pois, é necessário muito planejamento para que seu blog tenha sucesso a longo prazo. Por isso, é de suma importância que verifique as oportunidades que há no mercado. Sempre verificando quais estratégias devem estar incluídas em seu plano para tornar o blog rentável, quais meios serão usados para divulgação e captação de usuários etc.

Analisar seu público:

Saber exatamente o que seu público está procurando é uma informação super valiosa para que seu trabalho se torne lucrativo. Dessa maneira saberá em quais plataformas deverá investir seu tempo. Bem como, o produto/serviço que lhe converterá maior lucro e traçar a estratégia correta para atingir possíveis clientes/compradores.

Atrair mais visitantes:

Quanto mais tráfego seu blog tiver, maior poderá ser o número de possíveis compradores e de marcas que desejam expor seus produtos ou serviços. Por isso, invista em conteúdos de qualidade, SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca), otimização no desempenho do seu blog, além da divulgação de seu trabalho nas mídias digitais e sociais (outros blogs, Pinterest, LinkedIn, Facebook, Instagram etc.).

Melhorar o visual do site:

Utilize cores e fontes harmoniosas e legíveis. Invista em um layout mais limpo e apenas com informações importantes, pois isso atrairá mais anunciantes (que buscam sites em que seu anúncios serão notados pelos usuários) e não deixará o leitor perdido, sem saber o que é conteúdo próprio do blog ou o que é um banner de anúncio.

Interagir com seus visitantes e outros blogueiros:

Mostre que você está próximo de seu público, aproveite a conexão que os meios digitais proporciona para se conectar com pessoas de todo o mundo. Por isso, esteja presente nas redes sociais, faça contato com outros blogueiros e grupos interativos. Logo, isso será muito benéfico para seu crescimento, pois dessa forma você poderá agregar e repassar conhecimento.

Persistir e ter paciência:

Mantenha-se motivado e persistente, os resultados não surgirão de uma hora para outra. Entretanto, se algo não estiver dando certo, analise e aproveite todo seu aprendizado para mudar de estratégia e tentar algo novo. Pois todo seu esforço em criar conteúdos relevantes para seus usuários valerão a pena, acredite em seu potencial!

Fazer testes:

O que deu certo para o outro, pode não ser a melhor opção para você. A melhor forma de saber se algo será vantajoso para seu blog é testando-o. Portanto, não acredite em tudo o que escrevem ou dizem por aí, tire suas próprias conclusões. Portanto, pegue as oportunidades e os meios que você tem e alinhe-os às suas estratégias de monetização, estude as métricas e os indicadores de desempenho para encontrar soluções para possíveis erros e verificar o que já está funcionando.

Postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  1. Amei o seu blog! Estou recomeçando na blogosfera e seu artigo me ajudou. Precisando, conte comigo tb! Parabéns! Bjs…