COMO A PSICOLOGIA DAS CORES INFLUÊNCIA AS MARCAS E SUAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING - Apenas Detalhes | Digital Media, Freebies, Lifestyle Apenas Detalhes | Digital Media, Freebies, Lifestyle: COMO A PSICOLOGIA DAS CORES INFLUÊNCIA AS MARCAS E SUAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING

COMO A PSICOLOGIA DAS CORES INFLUÊNCIA AS MARCAS E SUAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING

5 de fevereiro de 2019

Além da grafia e das fontes que compõem a identidade visual, a cor é uma importante característica para uma marca/empresa, pois ela pode provocar reações psicológicas e fisiológicas nas pessoas, positivamente ou negativamente.

Com a ampla concorrência entre as empresas, buscando espaço e fidelização dos consumidores, o impacto visual que as cores provocam é um dos fatores que tornam uma marca reconhecida quando associada àquela cor. E quando utilizadas de forma correta, principalmente nas estratégias de marketing digital, elas podem atrair clientes e mostrar-lhes o que a marca deseja passar. Por isso, a psicologia das cores deve estar incluída no planejamento de marketing de uma empresa, sejam para sites, logos, layouts, produtos ou outros designs.

No livro ‘Color psychology and color therapy: A factuals of the influence of color on human life’ (Psicologia das cores e cromoterapia: Um estudo real da influência da cor na vida humana), de Faber Birren, o autor relata que as cores interferem no comportamento do ser humano e em suas decisões, onde o nosso cérebro as associa com diferentes emoções.

Diversos estudos apontam que as cores podem representar 60% de aceitação ou rejeição de um produto/serviço, onde 93% das pessoas observam o aspecto visual para comprar, 6% olham a textura e 1% decide pelo som ou pelo cheiro (informações de: Viver de Blog).

Outro fator importante, que se deve levar em consideração no momento de escolher as cores para sua marca, são as particularidades geográficas e a cultura em que seu público-alvo está situado, pois muitas pessoas são influenciadas pelas cores que representam sua nação (patriotismo), religião, crenças, experiências históricas etc.

Como a psicologia das cores influência as marcas e suas estratégias de marketing


COMO A PSICOLOGIA DAS CORES INFLUÊNCIA AS MARCAS E SUAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING


O QUE É A PSICOLOGIA DAS CORES?


A psicologia das cores surgiu pelo questionamento e interesse do alemão, Johann Wolfgang von Goethe, na influência e tradição das cores utilizadas nas pinturas da Renascença, onde as viu em sua primeira viagem à Itália por volta de 1970.

Até então, esse assunto se restringia somente à ciência e aos estudos de Isaac Newton, onde a cor era vista como particularidade física da luz, cujas experiências eram feitas em condições controladas de luz, em salas escuras e sem a influência exterior.

No entanto, Goethe afirmou que as cores influenciavam, sim, nos comportamentos psicológicos e fisiológicos das pessoas. Foi, então, que ele publicou seu livro, em 1810, denominado de ‘Zur farbenlehre’ (A teoria das cores). Constituindo, portanto, sua teoria de que as sensações que as cores provocam em nossa mente são influenciadas por nossa percepção visual e pela forma que nosso cérebro interpreta essas informações.


POR QUE ELA É IMPORTANTE NA ESTRATÉGIA DE MARKETING DA SUA MARCA?


Visto que as cores influenciam na aceitação ou rejeição das pessoas em relação a um produto/serviço, as marcas devem se atentar para esse aspecto no momento de conceber sua identidade visual.

Elas permitem que a empresa possa passar sua ideologia para os clientes, aumentado seu reconhecimento através da associação que os mesmos terão.  Além disso, as cores podem atrair novos clientes, aumentar suas vendas, melhorar a interação e engajamento com seu público, criar campanhas que prendam a atenção das pessoas, entre outros benefícios para o crescimento do seu negócio.

Outro fator primordial é de que as marcas fujam do modismo e usem as cores a seu favor, ou seja, evitem usar a mesma composição de cores de seus concorrentes ou utilizar tonalidades que estão ‘na ‘moda’, porém não remetem aos ideais e valores das mesmas, isso não tornará sua marca diferenciada e muito menos reconhecida em longo prazo.


A PSICOLOGIA DAS CORES NO MARKETING:


AMARELO: O amarelo chama atenção, assim como o vermelho, porém de uma forma mais moderada. Essa cor é muito utilizada pelas redes de fast-food, principalmente combinadas com vermelho ou laranja, pois estimulam a fome.

É muito utilizada também em vitrines de lojas com a intenção de chamar atenção em detalhes importantes ou em marketing, utilizando a ferramenta call-to-action (chamada visual ou textual que leva o leitor de uma página a realizar alguma ação - clicar, comprar etc.).

Porém, evite usar a cor amarela para grandes extensões, pois ela capta muita claridade e pode atrapalhar, em longas distâncias, a mensagem que empresa deseja transmitir.


AZUL: O azul transmite bastante seriedade e confiabilidade, por isso essa cor é sempre muito utilizada por grandes corporações, empresas do ramo de tecnologia e meios digitais, como: Facebook; Samsung; Dell; Intel; Windows; LinkedIn.

O azul acalma o sistema orgânico, trazendo calma e minimizando as inquietações do ser humano, onde o azul escuro estimula a claridade dos pensamentos e o azul claro traz sensação de serenidade e ajuda na concentração.


BRANCO: O branco está atrelado ao minimalismo, à transparência, à organização e à tranquilidade. Quando utilizado com a cor preta, remete ao luxo e à sofisticação.

É ótimo para destacar outras cores, sem perder o foco da marca ou mensagem textual que deseja passar, criando a impressão de luminosidade.

Um exemplo, que atribuiu o branco em sua identidade visual, é a Apple, tornando-se uma das marcas mais valiosas e conhecidas do mundo.


CINZA: O cinza, por ser uma mistura entre o branco e o preto, também é uma cor neutra e é ótima para usá-la como cor de fundo, evidenciando outras tonalidades.

É usada, principalmente, por empresas de tecnologia, pois remete ao profissionalismo, modernidade, conhecimento, harmonia e responsabilidade.


LARANJA: O laranja transmite a imagem de uma empresa criativa, aventureira e ousada. É uma cor forte, e que chama a atenção visualmente, porém de forma leve e divertida.

As empresas com público-alvo infantil, como a Nickelodeon, utilizam muito o laranja, pois remetem à ação, ao dinamismo e à criatividade.


• Confira também: Ferramentas gratuitas para usar no desenvolvimento do seu blog


MARROM: O marrom está atrelado à elegância, sofisticação, seriedade, simplicidade, estabilidade e conforto.

É uma cor habitualmente usada por lojas gourmet, design de interiores, produtos orgânicos (remetendo aos elementos naturais, rústicos) e corporações que desejam transmitir comprometimento e disciplina.


PRETO: O preto é uma cor neutra, que transpassa elegância, força, luxo, sucesso, segurança, sofisticação, solidez e modernidade.

É uma cor muito adotada por marcas de vestuário, pois transmite sensualidade e elegância. Também é comumente usada por empresas que querem oferecer um produto/serviço exclusivo e diferenciado ao seu cliente, como, por exemplo, a Uber.


ROSA: O rosa mais escuro transmite jovialidade, alegria, extravagância e ingenuidade, já o rosa mais claro remete à delicadeza, à suavidade e ao romantismo, ou seja, o que irá distinguir o público que a marca deseja atingir será a tonalidade usada.

Geralmente, rosas fortes e intensos são usados para atingir o mercado infantojuvenil. Uma empresa que utiliza o rosa em seus produtos e campanhas de marketing é a Mattel e suas respectivas bonecas Barbie, atingindo o público infantil.

Mas o rosa também é muito utilizado por diversas marcas do mercado feminino, nos âmbitos da moda, cosméticos, acessórios etc.


ROXO: O roxo está associado à realeza, espiritualidade, meditação, criatividade, sabedoria, sensatez, concentração, resolução de problemas e inovação. Deve ser usado de forma certa na identidade visual da marca, caso contrário pode transmitir à imagem de algo introspectivo, barato, sem valor e desagradável.

Alguns exemplos de empresas que utilizam a cor roxa de forma correta e alinhada as suas estratégias de marketing, estão: Hallmark; Purdys Chocolatier; Carury; Chocolates Wonka; Taco Bell.


VERDE: O verde está ligado à natureza, saúde, bem-estar, estabilidade, equilíbrio, tranquilidade, vitalidade e desenvolvimento.

É uma das cores mais utilizadas atualmente, principalmente, por empresas que estão preocupadas com questões ambientais e a sustentabilidade, ou então, marcas que vendem produtos naturais ou fitoterápicos.


VERMELHO: O vermelho reage de forma contrária ao azul em nosso cérebro, ou seja, ele causa agitação e estimula a energia, podendo aumentar a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, pois acaba dando a impressão de que temos pouco tempo para realizar determinada tarefa.

É uma cor muito utilizada por empresas do ramo alimentício, automotivo e cinematográfico, pois estimula o apetite, a energia, o calor, o sentido de urgência, a emoção e a impulsividade.


• Confira também: 23 cursos online e gratuitos para blogueiras e empreendedoras


TENDÊNCIAS DAS CORES PARA HOMENS E MULHERES:


Em uma pesquisa de Joe Hallock sobre a atribuição de cores para cada gênero foi possível observar que a cor azul é a cor preferida, tanto para os homens, quanto para as mulheres. Grande parte dos entrevistados eram de culturas ocidentais, portanto, é importante observar esses aspectos no momento de criar a identidade visual de sua marca conforme o público-alvo.

Confira os resultados obtidos em relação às cores favoritas e menos favoritas:

Como a psicologia das cores influência as marcas e suas estratégias de marketing
Como a psicologia das cores influência as marcas e suas estratégias de marketing


Como a psicologia das cores influência as marcas e suas estratégias de marketing
Como a psicologia das cores influência as marcas e suas estratégias de marketing


FERRAMENTAS QUE AUXILIAM NA COMBINAÇÃO DE CORES:

2 comentários:

  1. Adoro como as cores tem poder sobre a gente. Adorei o post.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lary. E é super importante para quem deseja crescer no meio digital.

      Fico feliz em saber que gostou!

      Beijinhos, Gi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.
Desenvolvido por Hello Manhattan
|
Copyright © 2019 Apenas Detalhes - Todos os direitos reservados.