FERRAMENTAS GRATUITAS PARA USAR NO DESENVOLVIMENTO DO SEU BLOG - Apenas Detalhes | Digital Media, Freebies, Lifestyle Apenas Detalhes | Digital Media, Freebies, Lifestyle: FERRAMENTAS GRATUITAS PARA USAR NO DESENVOLVIMENTO DO SEU BLOG

FERRAMENTAS GRATUITAS PARA USAR NO DESENVOLVIMENTO DO SEU BLOG

14 de janeiro de 2019

Há vários fatores que levam um blog ao sucesso, mas algumas ferramentas e recursos gratuitos podem te ajudar com o desenvolvimento e crescimento do mesmo.

Pensando nisso, separei algumas ferramentas gratuitas que vão te ajudar a entender melhor seu público, monitorar e resolver problemas presentes em seu site, facilitar seu trabalho com a edição de imagens, encontrar as palavras certas para sua postagem e auxiliar na automação de campanhas de marketing via e-mail.

Ferramentas gratuitas para usar no desenvolvimento do seu blog


FERRAMENTAS GRATUITAS PARA USAR NO DESENVOLVIMENTO DO SEU BLOG


GOOGLE ANALYTICS

O Google Analytics é uma ferramenta de análise e monitoramento de sites, blogs e aplicativos, gratuita e disponibilizada pelo próprio Google. Com ele é possível entender melhor seu público, origem do tráfego, quantidade de acessos, páginas mais acessadas, dispositivos, quanto tempo o usuário permaneceu no site, localização geográfica do visitante, entre outras funcionalidades.

Os dados obtidos, quando analisados corretamente, se tornam grandes aliados para alavancar o blog de acordo com o seu objetivo. Através das informações monitoradas é possível observar os dias e horários que há maior engajamento. Saber qual assunto está tendo maior relevância, e dessa forma, investir em novas postagens correlatadas e complementares ao mesmo. Aproveitar ao máximo a rede que está gerando maior tráfego ao seu site, como o Pinterest, Facebook etc.



GOOGLE SEARCH CONSOLE

O Google Search Console é outro recurso disponibilizado pelo Google. Com ele é possível monitorar seu site e resolver possíveis problemas com relação aos resultados de pesquisa (“como o Google vê o seu site”).

Através das diversas funcionalidades e relatórios, é possível analisar o desempenho de suas postagens em pesquisas realizadas pelos usuários e se há algum problema atrapalhando seu funcionamento correto. E o mais bacana é que a própria ferramenta lhe indica a forma de corrigir esse problema.

Além das análises de desempenho, é possível também verificar se seu site foi invadido ou infectado com malware (software malicioso), através da seção ‘Security Issues’ (Problemas de Segurança), onde o próprio Google informa os procedimentos necessários para coibir essa contaminação.



CANVA

O Canva é uma ferramenta online de design gráfico. Com ele é possível editar imagens e criar designs de uma maneira muito simples e fácil, principalmente para quem está iniciando nesse meio digital.

Há alguns templates e imagens que precisam ser pagos para poder utilizar, mas com os variados recursos é possível criar lindas artes, fazendo o upload das imagens que você deseja, acrescentar filtros para fotos e utilizar dezenas de fontes que o Canva disponibiliza.

Dentre os serviços disponíveis, estão: a personalização de posts para redes sociais (Twitter, Pinterest, Instagram, Facebook etc.); documentos (certificados, currículos, ofícios etc.); artes para blogs e eBooks (capas, montagens de fotos, banners, infográficos etc.); materiais de marketing e eventos (cartazes, logotipos, cartões, etiquetas, convites, anúncios etc.); capas e cabeçalhos para mídias digitais e sociais.

Além da versão web, a mais utilizada até então, há ainda o aplicativo que pode ser baixado nos sistemas Android e iOS (iPhone), porém não contém todos os recursos disponibilizados.



• Confira também: 50 ideias de posts para seu blog


UBERSUGGEST

A Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de pesquisa e análise de palavras-chave. Ela é ótima para quem deseja melhorar sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization - Otimização para Mecanismos de Busca) ou PPC (Pay-per-Click – Pagamento por Clique), auxiliando de forma positiva na criação de conteúdo.

Ela permite que você saiba a visão geral da palavra-chave, fornecendo o volume de buscas daquela palavra por mês, o nível de competição na busca orgânica (dificuldade de SEO) e paga (PPC), e o custo por clique (CPC).

Apresenta sugestões para àquela palavra-chave e palavras relacionadas, e ainda, detalha a análise da SERP (Search Engine Results Page - Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa), mostrando o posicionamento das 100 primeiras URLs que aparecem na pesquisa dessa palavra-chave no Google e seu respectivo título, o tráfego aproximado que essa página recebe do Google, o total de compartilhamento nas redes sociais e a autoridade do domínio do site dentro do algoritmo do Google nos resultados de buscas.



MAILCHIMP

O MailChimp é uma ferramenta gratuita e eficiente para campanhas e automação de e-mail marketing. Com ele é possível escolher e personalizar os templates disponibilizados, deixando-os com a cara da sua marca; criar campanhas de marketing para aumentar seu público-alvo, vender ou consolidar a marca; integrar o serviço com outras plataformas e ferramentas que você utiliza; automatizar seu trabalho, enviando a mensagem que deseja para o público certo e na hora certa; verificar os dados estatísticos obtidos para otimizar suas campanhas, verificando o que está funcionando nos diferentes segmentos, realizando teste A/B, etc.




Ferramentas gratuitas para usar no desenvolvimento do seu blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Desenvolvido por Hello Manhattan
|
Copyright © 2019 Apenas Detalhes - Todos os direitos reservados.