PEÇAS ENVELOPE: COMO SURGIU ESSA TENDÊNCIA? - Blog Apenas Detalhes

PEÇAS ENVELOPE: COMO SURGIU ESSA TENDÊNCIA?

Diane von Fürstenberg, cujo nome de nascimento é Diane Simone Michelle Halfin, é uma renomada estilista da indústria da moda dos anos 70/80. Nasceu no dia 31 de dezembro de 1946 na cidade de Bruxelas (Bélgica), estudou Economia na Universidade de Genebra (Genebra, Suíça) e é considerada o maior sucesso financeiro no mundo da moda depois de Chanel.


PEÇAS ENVELOPE: COMO SURGIU ESSA TENDÊNCIA?


Na década de 70, Diane surpreendeu a todos com a criação do famoso wrap dress (no Brasil é conhecido como o vestido-envelope), com o intuito de trazer a feminilidade e valorizar a silhueta de todas as mulheres. Esse clássico que há mais de 40 anos faz sucesso, atualmente é confeccionado com diferentes tipos de tecido, cujo modelo é aberto na frente e com uma faixa na altura da cintura, onde uma parte se enrola ao corpo e depois a outra por cima, e por fim amarra-se, formando-se uma peça acinturada e formando um decote em 'V'

A história do wrap dress e como usar as peças envelope ou transpassadas


O wrap dress era a sensação da época, onde a estilista, em 1976, vendia cerca de 25 mil vestidos por semana. Logo, começou a difundir-se por todo o mundo. O modelo demonstrava a autonomia feminina nos anos 70, onde apesar de sua delicadeza, era também superconfortável, ou seja, perfeito para as mulheres que queriam trabalhar, porém sem estarem 'desleixadas'.

Com o passar do tempo surgiram diversas outras peças com modelagens transpassadas, como as blusas, as saias, as camisas, e até mesmo as calças e os bodies. Atualmente, o modelo envelope, além de elegante e sofisticado, é super moderno, com tecidos que se adaptam a qualquer ocasião.

O transpasse é um detalhe mega charmoso e que com certeza fará a diferença no visual.

COMO USAR PEÇAS ENVELOPE OU TRANSPASSADAS


Confira algumas dicas simples para não errar na composição do visual com suas peças transpassadas:

BLUSAS

Conhecidas como blusas envelope ou wrap blouse, as blusas transpassadas, cujo decote é na diagonal, traz modernidade e estilo ao modelo. Você pode usá-las do trabalho ao happy hour, tanto com calças mais simples, até mesmo com saias.

E dentre os modelos há as blusinhas mais leves para o verão, as camisas, que são ótimas para um ambiente mais formal, e os casaquinhos para os dias mais frios.

CALÇAS

A calça envelope, conhecida também como calça parêo, cuja modelagem é muito parecida com as pantalonas, porém mais moderna e despojada, mantendo a elegância do visual.

Elas combinam com todos os tipos de corpo, basta escolher a estampa que mais remete ao seu estilo, e há ainda os modelos mais longos, que são ótimos para alongar a silhueta, e as conhecidas pantacourt, que ficam um charme quando usadas com tênis.

SAIAS

As saias envelope fazem muito sucesso desde os anos 90. Suas modelagens são diversas, desde as mais básicas, até as mais modernas e despojadas. Seja para um evento casual ou uma festa badalada, elas com certeza não passam despercebidas.

Por possuírem corte assimétrico combinam perfeitamente com saias de comprimento longo, midi ou mais curto, porém atente-se para a abertura do transpasse não ficar exagerado.

VESTIDOS


A história do wrap dress e como usar as peças envelope ou transpassadas

O wrap dress combina com todas as mulheres, com modelagem super versátil e estilosa, ele se adapta facilmente a diversas ocasiões. Para deixar o look mais glam invista em acessórios mais sofisticados, como as clutches, e aposte também em tecidos mais nobres e sofisticados para compor o vestido, como a seda e o veludo.

Já para um visual despojado e descontraído prefira vestidos transpassados com estampas, ou então, na combinação de um modelo mais básico com peças street style e esportiva, como os tênis e os sleepers.


• Confira também: Tênis branco: dicas de como usar e limpar

13 Comentários

  1. Nossa, cada peça linda.. Me apaixonei de verdade

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente acho lindo ♥ É um charme só ♥

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Eu adorei as peças são lindas <3 eu amei todas.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Amei os Looks, as peças são maravilhosas. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por vestidos e blusas assim. Lindíssimas <3

    Beijos, Kiss
    Blog Oh My Kiss | ohmykiss.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei essa trend. E as escolhas que você fez foram maravilhosas.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho muito lindas essas peças com corte envelope, principalmente as blusas e as saias mais justas. Minha mãe diz que na época dela eram chamadas de tulipas...

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
  8. Nossa quantas peças lindas, amei

    ResponderExcluir
  9. adorei as peças, são lindas

    ResponderExcluir
  10. Eu acho uma elegancia peças transpassadas! Sao charmosas e estilosas. amo!

    ResponderExcluir
  11. Oiii,
    as peças realmente são muito bonitas, e da pra ver que são super estilosas queria eu ter rsrs

    ResponderExcluir
  12. O wrap dress foi uma otima invenção na moda. Adoro vestidos assim. Bjs Veronica Alves

    ResponderExcluir
  13. Adoro o modelo envelope, valoriza e muito o corpo e ainda dá um ar sexy. Amo!

    ResponderExcluir