MINI CACTOS: SAIBA COMO CUIDAR E USAR NA DECORAÇÃO - Blog Apenas Detalhes

MINI CACTOS: SAIBA COMO CUIDAR E USAR NA DECORAÇÃO

Os mini cactos ficam lindos na decoração da casa. Eles são ótimos aliados para quem quer ter uma planta que não demande tanto trabalho como as outras. Porém, eles também precisam de cuidados e atenção, para que fiquem saudáveis e não corram o risco de morrer.
Existe uma grande variedade de espécies, com diversos tamanhos, cores e formas, deixando o ambiente interno ou externo super charmoso.
E pra te ajudar, confira algumas dicas de como cuidar de seus mini cactos e usá-los na decoração.

Dicas para cuidar de mini cactos e como usar mini cactos na decoração da casa

Os cactos são plantas nativas das Américas e pertencentes à família Cactaceae. São naturalmente resistentes e suportam altas temperaturas, pois seus espinhos são as folhas que se reduziram no processo de evolução, cujas funções são: realizar a respiração da planta, evitar grande perda de água, produzir energia, auxiliar na transpiração da mesma e protegê-la contra possíveis predadores.

MINI CACTOS: SAIBA COMO CUIDAR E USAR NA DECORAÇÃO


DICAS DE COMO CUIDAR DE MINI CACTOS EM CASA


1 – QUANTIDADE DE REGAS

Umas das principais características dos cactos é sua capacidade de armazenar bastante água. Portanto, no verão regue apenas uma vez por semana, mas dependendo do local onde você (com climas mais secos e quentes) regue-o duas vezes por semana. Já no período do inverno, cujo clima é mais úmido, regue apenas uma vez por mês.
Uma forma de verificar se sua plantinha necessita de água é colocando o dedo na terra. Se a terra estiver seca, é preciso colocar água. Caso estiver úmida, não é necessário, pois o excesso de água pode matar o mini cacto.
Para regar utilize um conta-gotas, dessa forma você não correrá o risco de encharcar as folhas da planta e o vaso.


2 – USO DE PEDRINHAS

Além de auxiliarem na decoração do seu vasinho, elas são ótimas para manter a umidade necessária da planta.


3 – ADUBO PARA OS CACTOS

Talvez possa ser necessário o uso de adubo para auxiliar no crescimento e desenvolvimento deles. Portanto, procure um adubo especial para cactos, pois eles não se comportam como qualquer outra planta. Mas você também pode utilizar um adubo natural de cascas de frutas picadas.


4 – LOCAL VENTILADO E ILUMINADO

Por resistentes que sejam, eles precisam ficar em um local ventilado e receber um pouco da luz durante o dia. Por isso são usualmente colocados sobre mesas ou prateleiras.


• Confira também: Dicas para organizar o home office


5 – TAMANHO DO VASO

Prefira vasos menores, principalmente no início de seu crescimento, para evitar a colocação de grande quantidade de água e acabar atrapalhando seu desenvolvimento.
Outra questão que se deve levar em consideração é que a planta irá crescer conforme o tamanho do vaso, ou seja, quanto maior for seu vaso, maior seu cacto irá crescer. Portanto, prefira vasinhos pequenos para manter seus mini cactos bonitos e saudáveis.

Dicas para cuidar de mini cactos e como usar mini cactos na decoração da casa


COMO USAR MINI CACTOS NA DECORAÇÃO


Eles podem ser colocados em qualquer ambiente da sua casa, como no banheiro, na sala, no quarto, no home office etc. E com a combinação de vasos super diferentes e criativos, sua decoração ficará muito mais alegre e estilosa.


• Confira também: 5 ideias para decorar o quarto


TERRÁRIOS

O terrário, conhecido também como micro-jardim ou floresta encapsulada, é uma forma de manter um mini-ecossistema dentro de casa. São fáceis de fazer e de cuidar, basta escolher plantinhas resistentes à ambientes mais secos e que não necessitem de água constantemente, como os mini cactos e as suculentas (que possuem o talo, a raiz e as folhas mais grossas, possibilitando o armazenamento de água em maior quantidade, quando comparadas com a maioria das plantas).

DICA: Escolha plantas com necessidades semelhantes, ou seja, não misture plantas que não demandem de muita irrigação, com outras que adoram água.


VASINHOS CRIATIVOS

Os vasinhos criativos com mini cactos deixam a decoração descontraída e super divertida. Por serem pequenos, se adaptam em qualquer lugarzinho, como em prateleiras e nichos, em cima da escrivaninha... É só usar a criatividade e escolher a combinação certa!

Dicas para cuidar de mini cactos e como usar mini cactos na decoração da casa


VASINHOS ESTAMPADOS

Os vasinhos estampados dão um charme a qualquer lugar. Podem facilmente ser encontrados e até mesmo feitos por você, basta usar um recipiente sem graça e transformá-lo utilizando tintas ou papéis adesivados (papel contact).


XÍCARAS

As xícaras cada vez mais estão sendo usadas na decoração, e com os mini cactos não poderiam ser diferentes. São perfeitas para deixar suas plantinhas em cima de mesas e escrivaninhas.

3 Comentários

  1. Eu sou a louca dos cactus! Adoro terrários! Achei suas escolhas divinas! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Adoro cactus, acho que deixam a decoração mais fofa. Suas escolhas são lindas!

    Beijos Kiss,
    Blog Oh My Kiss | ohmykiss.com

    ResponderExcluir
  3. Que amooooor!!! Sou apaixonada por cactos!! Virei fã! BEIJOS!!!

    ResponderExcluir