·

10 dicas para deixar o dia mais produtivo

Publicidade

10 dicas para deixar o dia mais produtivo

Veja bem… Muitas vezes é complicado estar sempre produtivo. Mas, tudo bem também em não estar disposto todos os dias para realizar atividades e mais atividades!

Afinal, hoje em dia o termo PRODUTIVIDADE vem sendo muito utilizado, e muitas vezes de forma errônea. Contudo, é preciso ter cautela, devemos pensar em nosso bem-estar primeiramente, sem ficar obcecado em produzir, produzir, produzir…

O que temos que fazer é usar o tempo de forma “certa”, ou seja, precisamos determinar as tarefas que precisam ser feitas (e seus respectivos prazos para serem cumpridas) e também ter algumas horinhas do dia para descansar, fazer um skin care, assistir uma série, conversar com a família e os amigos etc.

Então, separamos algumas dicas simples, mas que podem ajudar bastante para deixar a rotina mais leve e não ficar sempre atolado em compromissos, confira!

10 dicas para deixar o dia mais produtivo:

Não adie tarefas que podem ser resolvidas em até 10 minutos

Sem enrolação… Bora fazer o que tem que ser feito!

Se tiver alguma tarefa que pode ser cumprida em pouco tempo, já aproveita para fazer e dar um check na sua lista. Pode ser uma ligação que tenha que fazer para um fornecedor, um e-mail para responder, alguma conta que deve pagar.

Afinal, você economizará mais tempo em já ir fazendo essa tarefa, do que ir anotá-la em algum lugar para depois ter que fazê-la do mesmo jeito!

Faça uma lista com as 3 tarefas mais importantes para esse dia

Faça uma lista com todas as atividades que você precisa realizar durante o dia (ou até mesmo durante a semana, caso não possua muitas tarefas diárias) e separe-as conforme o grau de prioridade, principalmente as que possuem determinado prazo. Isso é primordial para evitar a pressão de não conseguir cumpri-las.

Logo, tente fazer essas 3 tarefas mais importantes já no começo do seu expediente ou nos primeiros dias da semana!

Estabeleça horários para as tarefas

Determinar o tempo que você levará para cumprir uma tarefa é importante para programar/planejar seu dia ou semana. Portanto, evite organizar todas tarefas mais complexas ou que requerem mais tempo para o mesmo dia.

Uma boa ferramenta para isso é o planner semanal, onde é possível ter uma visão geral da semana e, então, você pode organizá-la conforme sua lista de atividades.

Faça pausas para comer, se alongar e descansar (relaxar)

Lembra o que dissemos lá em cima… De que é importante pensarmos em nosso bem-estar? Pois é, precisamos cuidar do nosso corpo e da da nossa mente! Afinal, não somos máquinas – e até elas precisam de manutenção às vezes. 😉

Por isso, reserve um tempo para você recarregar as energias. Faça algo que goste, descanse, você merece vai!

Se tiver tempo, adiante tarefas

Já fez tudo o precisava e ainda está com disposição? Então, aproveite para adiantar alguma tarefa. Até porque, vai que apareça algum imprevisto no outro dia né!?

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

Mantenha suas coisas e seu local de trabalho ou estudo sempre organizados

O local de trabalho ou estudo deve ser tranquilo e agradável. Por isso, ao mantê-lo organizado e com suas ferramentas em locais de fácil acesso, seu tempo será otimizado e sua criatividade ou concentração irão melhorar.

Crie o hábito de guardar suas coisas (roupas, objetos pessoais, ferramentas de trabalho etc.) assim que terminar de usá-las

Além de manter suas coisas organizadas, você não perderá tempo para arrumá-las depois. Então, crie esse hábito e deixe seu dia mais otimizado!

Use mapas mentais para elaborar projetos e explanar atividades complicadas

O mapa mental é um diagrama criado a partir de uma ideia central, que vai se ampliando com ramificações. Logo, é uma ótima ferramenta para desdobrar projetos e atividades complexas.

Dessa maneira, as ideias ficarão organizadas e o gerenciamento de informações muito mais fácil, sem perda de tempo.

Planeje as tarefas do mês inteiro

Ao planejar as tarefas para um espaço maior de tempo, você consegue reestruturar seu dia ou semana caso algum imprevisto apareça. Dessa forma, ao organizar mensalmente ou quinzenalmente suas atividades, é possível manter uma rotina mais leve, sem sobrecargas.

Separe as tarefas por categorias (mercado, casa, trabalho, clientes etc.)

Separe as obrigações conforme seus respectivos locais de execução, categorizando-as. Isso otimizará seu tempo, visto que, você pode realiza-las todas de uma vez só.

Por exemplo, se precisa entrar em contato com alguns clientes via e-mail, reserve um tempo para fazer só isso. Depois siga essa mesma lógica para as outras categorias.


Aproveita e já salva a imagem para não esquecer essas super dicas! ♡


10 dicas simples para deixar o dia mais produtivo

E aí, gostou das dicas? Deixe sua mensagem aqui nos comentários, vamos amar ler! ♡

Postagens semelhantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários